background
Image
Image



Quem nunca ficou com um ponto de interrogação na cabeça alguma vez na vida após não ter entendido o que uma pessoa quis dizer? Imagina uma criança então? É deste tema que este livro fofo trata, das confusões que nós adultos fazemos nas cabeças das crianças.

O livro é bem interessante para trabalhar a linguagem, pois a criança pode narrar situações em que ela tenha também se confundido. Com este livro, a diversão é garantida.

Momento da leitura
Leia expressivamente o livro, explorando as ilustrações. Trabalhe as palavras de difícil compreensão para os alunos. Depois da leitura, converse com eles e estimule-os a expressar o que entenderam da mensagem que o narrador quis transmitir.

Sugestões de atividades
Objetivos
- Despertar o prazer pela leitura;
- Contribuir para o processo de socialização através da interação família e escola.

Desenvolvimento
Organize as crianças em círculo e faça a leitura do livro. Após a leitura, pergunte as crianças se elas já fizeram ou fazem confusão com alguma palavra. Durante a conversa mostre a elas como essas "confusões" podem ser divertidas. Esclareça que isso não deve ser motivo para chatear o colega que se confundiu e disse a palavra de forma equivocada. Se as crianças não conseguirem se lembrar de alguma palavra que interpretaram de forma equivocada, você pode formular uma pesquisa pedindo aos pais ou responsáveis essa informação.

Utilize cartolinas e faça grandes pontos de interrogação e em seguida escreva as palavras que os alunos disseram ou que seus responsáveis enviaram.

Outra coisa legal para fazer é o dicionário da turma. Você pode pegar palavras comuns e pedir que as crianças a definam. Dependendo da faixa etária você já pode aproveitar para trabalhar a ordem alfabética e o uso do dicionário.

Finalize, montando um dicionário para cada aluno.


Voltar para: Projetos Literários