background
Image
Image



João e sua mãe viviam sozinhos em uma casa pobre e passavam por dificuldades. O único bem que havia restado era uma vaquinha, que sua mãe decidiu vender para comprar comida. Mas quando João foi à cidade vender a vaca, encontrou um vendedor de feijões que lhe fez uma proposta.

Veja o que João fez, conhecendo a versão deste clássico em dois idiomas: inglês e português.

Momento da leitura
Leia expressivamente o livro explorando as ilustrações. Trabalhe as palavras de difícil compreensão para os alunos. Depois da leitura, converse com eles e estimule-os a expressar o que entenderam da mensagem que o narrador quis transmitir.

Sugestões de atividades
Objetivos
- Aprimorar a interpretação de texto;
- Oportunizar o conhecimento de uma nova língua;
- Demonstrar o processo de germinação de uma semente e o desenvolvimento de embriões de grãos de feijão;
- Conhecer diferentes receitas preparadas com feijão;
- Aproximar a família da escola através de um projeto.

Desenvolvimento
Prepare a turma para ouvir a história e quando terminar discuta com eles sobre algumas situações:
João agiu corretamente com a mãe dele? Qual foi a instrução que ela lhe deu?

Na história João pegou coisas que não lhe pertencia...isso é correto? Discuta aqui sobre o caráter, sobre sermos honestos e respeitosos com o que não nos pertence. Deixe que as crianças se expressem livremente.
Proponha um projeto que se inicia com a experiência do plantio do feijão. Você pode fazê-lo usando copinhos de iogurte e terra ou também colocar a sementinha em algodão para que possam acompanhar o seu desenvolvimento.

Então vamos lá:
Umedeça o algodão e envolva o feijão nele; molhe a cada dois dias; não deixe no sol; no potinho coloque terra e plante o feijão. Faça uma tabela para que os alunos possam fazer desenhos do desenvolvimento da semente.

Pesquisa:
Qual é sua receita favorita com feijão?
Quando receber todas as pesquisas, você poderá montar o Caderno de "Receitas da turma".
Outra coisa legal de fazer é organizar um passeio em uma feira, supermercado ou algo do gênero, para que as crianças possam conhecer diferentes tipos de feijão. Se não for possível, você poderá levar as amostras para a sala, ou pedir que os pais as enviem.

Ainda explorando este tema, convide um Nutricionista para falar com as crianças sobre as propriedades e importância do feijão na alimentação.
Confira abaixo a Feira do Conhecimento da Escola Bilíngue Semear em Balneário Camboriú/SC.



Voltar para: Projetos Literários