Dona Velha tinha um gato e um sapato. Um dia quando foi a feira comprar quiabo, erva, cidreira e feijão, seu sapato, que estranho, miava sem parar. Mas a maior confusão se deu quando o sapato miador encontrou o vira lata Fedelho.
Momento da leitura
Leia expressivamente o livro explorando as ilustrações. Trabalhe as palavras de difícil compreensão para os alunos. Depois da leitura, converse com eles e estimule-os a expressar o que entenderam da mensagem que o narrador quis transmitir.
Sugestões de atividades
Objetivos
- Conhecer diferentes tipos e semelhanças;
- Construir conceito maior e menor, mais e menos;
- Realizar interpretação do texto.
Desenvolvimento
A proposta para este livro inclui dois projetos: Um para Educação Infantil e outro para o Ensino Fundamental. Em ambos, explore o texto com perguntas do tipo:
- Como era a casa da Dona Velha?
- O que seu gato gostava de fazer?
- O que Dona Velha comprou na feira?
- Com quem Dona Velha se encontrou quando voltava para casa?
Destaque o cuidado que devemos ter com os animais. Apesar do gato da história, dentro do sapato, ser engraçado, se acontecesse "de verdade" poderia machucá-lo.
Projeto 1 - Para a Educação Infantil
Veja uma história bem bacana sobre o surgimento do sapato, nesse vídeo muito fofo, produzido pela TV Cultura: De Onde vem o sapato?
Proponha a investigação do tamanho dos pés das crianças. Você pode medi-los ou carimbá-los com guache para fazerem as comparações. Registre quais são as crianças que tem os pés do mesmo tamanho, quais são os maiores e menores e monte uma tabela com estas informações.
Exemplo:
Peça a criança para pesquisar quantos pares de sapatos os membros de sua família possuem.
Modelo:
Com base nos dados recebidos, monte uma tabela para registrar as informações da turma.
Peça a cada aluno que leve pares de sapatos, seus e de seus familiares, devidamente identificados.
Comparem os pares, explorem as diferenças, separem sapatos femininos dos masculinos etc. Após a atividade faça uma exposição dos calçados.
Finalize as atividades com uma divertida brincadeira de alinhavo. Imprima o molde dos tênis, cole em papel grosso, fure no local indicado e estimule as crianças a fazerem o alinhavo dos cadarços finalizando com um laço.