background
Image
Image



Uma língua é mais complicada do que a soma de suas palavras. Gírias, metáfo-ras e ditados populares podem criar situações inusitadas quando se é uma cri-ança ainda aprendendo a navegar nas complexidades da língua portuguesa e do mundo adulto. Nesse livro da coleção Meu Pequeno Mundo, a autora Mailza de Fátima Barbosa traz mais uma narrativa engraçada sobre expressões estra-nhas da época de nossos avós e ajuda a fortalecer uma certeza: o amor explica qualquer coisa.

Momento da leitura
Leia expressivamente o livro explorando as ilustrações. Trabalhe as palavras de difícil compreensão para os alunos. Depois da leitura, converse com eles e estimule-os a expressar o que entenderam da mensagem que o autor quis transmitir.

Sugestões de atividades
Objetivos
- Apreciar histórias;
- Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão de sentimentos.
- Incentivar a pesquisa; identificar o que é folclore; resgatar ditos populares; es-timular a criatividade e a imaginação; valorizar a diversidade cultural; promover a integração entre escola e famílias.
- Ressaltar a importância dos nossos avós no seio da nossa família e da nossa sociedade;
-Demonstrar carinho, amor, respeito e gratidão pelos avós.

Desenvolvimento
Como essa história é cheia de ditos populares, ela é perfeita para dar a introdu-ção ao tema folclore.
Faça uma pesquisa com os pais ou responsáveis, solicitando que enviem para escola um dito popular que conheçam e expliquem em que situação costumam usá-lo, ou mesmo um dito popular usado por seus avós, ou alguém conhecido.
Quando receber as pesquisas, faça uma roda de conversa e leia as respostas enviadas para as crianças.
Pergunte a elas se já conheciam aqueles ditos e explique-lhes que ditos popula-res fazem parte da cultura de um povo.
Que são compostos por frases curtas que transmitem conhecimentos sobre a vida, passando de geração para geração no formato de conselhos e advertên-cias.
No final você poderá montar um painel com o resultado das pesquisas.

Outra data importante em que você poderá usar este livro é o Dia dos avós. Neste caso convide os avós de alguns alunos para que compareçam a escola e peça a algum deles que faça a leitura do livro para o grupo.
Prepare uma mesa com chá e bolachas para um lanchinho com os convidados para encerrar a atividade.
As crianças poderão produzir cartões coletivos em agradecimento aos convi-dados.


Voltar para: Projetos Literários